Opinião de leitura

"Inês de Portugal" é um verdadeiro romance histórico, retrata toda a emoção, a dor, a raiva e a alegria entre D. Pedro e D. Inês. 
O início desta linda história é marcado pela chegada de um mensageiro com uma missiva para D. Pedro. A mensagem revela que a sua vontade irá ser satisfeita, a vontade de vingar a morte de Inês. João Aguiar conduz-nos, assim, ao longo de toda a sua obra pela vida destas duas personagens, recorrendo a constantes analepses e fazendo-nos descobrir o quanto sofredor fora o amor de ambos.
Também a linguagem é aqui a destacar. O autor quis-nos aproximar, o máximo possível, da realidade e daí o uso de arcaismos e expressões típicas da época.  Não podemos esquecer que João Aguiar escreveu este livro após ter trabalhado em colaboração com o realizador José Carlos de Oliveira para a produção do filme "Inês de Portugal", logo tudo começou com um guião.
Este livro é ideal para todos os românticos e para todos os que quiserem testemunhar uma história de vida, uma luta constante, por um amor imortal, profundo e diferente. E, claro, que será o livro adequado para quem quer perceber melhor o episódio de Inês de Castro n'Os Lusíadas.
Joana Ferreira, 8ºB

Realizado por: Ana Lemos,Fabiana Costa e Joana Ferreira. Orientado pela prof.: Natividade Ribeiro